FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013

FLAG COUNTER DE RECEITAS E SEGREDOS DA COZINHA MINEIRA DESDE 29/02/2013
117 países já visitaram este site! Clic na imagem para ver!

quinta-feira

Tempo de Quaresma ...peixe na culinária

                                                         Simples e saboroso

Rapidinho chegou a quaresma. Uma tradição no Brasil é limitarmos a ingestão de carne vermelha na quaresma, ou mesmo, com um sentido bem religioso, fazermos alguns propósitos, como,  não comer carne vermelha às quartas feiras ou sextas feiras, evitar doces, bebidas ou refrigerantes. Uma forma de oferecermos um sacrifício à Deus, pela paixão de Cristo. De qualquer maneira, aumentamos a ingestão de carnes brancas e frutos do mar. Eu, já gostei muito de carnes brancas, mas devido a problemas de saúde, não ando suportando muito peixes em geral, somente fritos. Sei que fritura não é uma boa opção para quem pretende perder peso ou reduzir o colesterol. Segundo meu nutricionista, devo programar a ingestão das carnes assim: 2 dias na semana - comer carne vermelha, mais 2 dias - carne branca, outros 2 dias - peixes ou frutos do mar e sobra um dia para eu comer, ou carne branca ou de peixe.                                
                                                       
                                                     Fizemos a receita com pacu
                                                     Deixei na salmoura com suco de
                                                     3 limões, de um dia para o outro

 O jeito então é aumentar o tempo de descanso dos peixes ou filés de peixe, em uma "salmoura" de limão e sal. Assim, aquele odor de peixe , que é enjoativo para mim se ameniza. Costumo comer só um pedacinho, sem molho, poi este alimento e seus nutrientes é importantíssimo para a nossa saúde. 
Pensando em todos os avessos à peixe, busquei esta receita na postagem abaixo, deliciosa e que atenderá muito bem à época da quaresma.
                                                   

...com as minhas ressalvas: pacu ( é peixe de escama, é melhor fazê-lo frito, concordam?), se fosse peixe de "couro", faria muqueca, filé, tipo merluza, daria um bom prato à parmegiana. Isto porque eu não gosto mais de peixe. Vou ter que variar demais, para comer 2 vezes por semana...ai, ai!

Outra opção, divina, é a receita de BACALHAU COM REQUEIJÃO, uma das primeiras que postei no novo blog, e que eu ADOOOORO, de verdade! 
                                                 Faça a sua escolha e bom apetite!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...